Ticon controla qualidade dos produtos com solução da ABC71

Ticon controla qualidade dos produtos com solução da ABC71

Módulo de inspeção da qualidade confere segurança aos processos de fabricante de tintas condutivas

A Ticon Tintas Condutivas fabricante de pasta, flakes e pó de prata que desde 1985 atua fornecendo produtos de alta tecnologia para o setores automobilístico, de refrigeração, elétrico, entre outros é usuária há mais de dois anos do sistema de gestão empresarial ERP Omega da ABC71.

A empresa decidiu investir em 2009 em uma tecnologia que permitisse ter a flexibilidade necessária para atender aos processos exigidos por uma indústria química. “Temos demandas específicas inerentes ao setor. Precisávamos de uma tecnologia que fosse fácil de operar, altamente customizável e que garantisse a confiabilidade dos nossos processos. Fomos buscar no mercado e entre as opções analisadas, a ABC71 foi a que melhor respondeu aos nossos anseios”, comenta Henry Fellegara, sócio-diretor da Ticon.

Fellegara diz que a tecnologia da ABC71 permite ter uma visão 360 graus de toda a empresa. “Por ser um sistema integrado conseguimos gerenciar os processos de forma a tirar a máxima produtividade, isso nos garante competitividade e excelência no mercado em que atuamos”, afirma o sóciodiretor da Ticon.

A empresa adquiriu 15 licenças de uso do ERP Omega, incluindo os módulos de contabilidade e inspeção da qualidade. O sistema garante controlar não só o processo de fabricação da Ticon, como também analisar a qualidade de tudo o que entra na empresa, insumos e matérias-primas.

O módulo inspeção da qualidade foi desenvolvido, por exemplo, para aprovar ou reprovar uma determinada matéria-prima de acordo com parâmetros pré-configurados no sistema. No caso dos componentes utilizados no processo de fabricação das tintas condutivas e outros produtos, há o descarte automático caso algumas características do material não estejam dentro dos padrões estabelecidos e tolerados.

“Essa análise atende às exigências das normas internacionais de qualidade que devemos obedecer e que garante nossa permanência no mercado nacional e internacional”, ressalta o sócio-diretor da Ticon. Hoje a empresa atua também na Argentina, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Espanha, França, Índia, Israel, México, Polônia e Tailândia e já estuda ampliar as atividades nos mercados da África do Sul, Egito, Emirados Árabes, Japão, Líbano e Turquia.

Parceria De acordo com Fernando Abreu, coordenador de projetos da ABC71, “após dois anos de operação do sistema, os processos estão estabilizados e vamos agora partir para a fase de análise de performance. Após essa verificação, o cliente ainda poderá extrair mais benefícios do ERP da ABC71”.

Para o especialista da ABC71, esse ajuste é essencial para garantir ao cliente a satisfação permanente com o produto e aprimorar o uso. “Essa parceria com o cliente é saudável para os dois lados. O nosso objetivo é oferecer sempre o melhor para os clientes”, afirma Abreu.

Na opinião de Henry Fellegara, esse apoio no treinamento e manutenção de uso da ferramenta é um fator importante no processo de escolha do fornecedor de tecnologia. “A ABC71 sempre colaborou de forma ágil e assertiva na solução dos nossos problemas”, avalia o sócio-diretor da Ticon. “Esse apoio foi fundamental – por exemplo na hora de entregar a obrigatoriedade fiscal do PIS/Cofins que ocorreu recentemente. Com a Contabilidade em ordem não tivemos dúvidas e nosso processo de entrega ocorreu de forma tranquila, sem sobrecarregar a equipe e imprevistos de última hora”, conclui Fellegara.