Metachem substitui tecnologia para integrar departamentos

Metachem substitui tecnologia para integrar departamentos

Boa aderência, custo compatível e atendimento pré-venda foram motivos para a escolha do software

A Metachem – empresa nacional especializada na representação e distribuição de produtos químicos, com mais de 300 itens voltados para as indústrias Química, Alimentícia, Farmacêutica e outros segmentos – acaba de adquirir o sistema de gestão empresarial desenvolvido pela ABC71, o ERP Omega, para resolver seus problemas de integração de dados.

Com grande parte da operação voltada para a importação de produtos químicos, a Metachem necessitava de um sistema integrado capaz de consolidar todas as informações dos vários departamentos e manter a completa gestão do negócio, com uma visão detalhada de cada setor. “Tínhamos quatro soluções que rodavam simultaneamente, mas que não conversavam entre si. Esta falta de integração, além de gerar muitos erros e retrabalho das equipes não fornecia uma consolidação dos dados”, comenta Vitor Carvalho, analista contábil da Metachem e coordenador do processo de implantação do ERP Omega na empresa.

Segundo Carvalho, hoje em dia, com as diversas obrigações fiscais e tributárias que as empresas precisam enviar ao Governo, é prioritário manter uma tecnologia que consolide todos os dados automaticamente. “A transparência de dados é algo positivo tanto para as empresas, quanto para o governo. Com as informações integradas conseguiremos tomar decisões de forma ágil e com mais segurança”, avalia o analista contábil da Metachem.

A segurança também foi citada por Vitor Carvalho como um fator decisivo para a escolha do sistema da ABC71. “Fizemos vários testes com mais de 10 empresas durante seis meses aproximadamente e concluímos que o ERP Omega nos atendia muito bem em várias das etapas. Além do sistema ser bem simples e fácil de usar, com telas amigáveis que facilitam o entendimento do usuário, o sistema permite parametrizar travas que eliminam riscos de lançar dados incorretos no sistema. Onde existe interferência humana, a possibilidade de erro aumenta. Com as travas sistêmicas, esse problema é solucionado”, diz Carvalho.

Outro ponto fundamental apontado pelo executivo da Metachem ao apostar no ERP Omega como único e exclusivo sistema de gestão da Metachem foi o módulo FTM (fruto da parceria da ABC71 com a SoftLeasing), especializado no controle das operações de importação do COMEX. “Por conta da nossa natureza de serviço, esse controle é fundamental para o sucesso do nosso negócio. Com esse módulo temos todo o controle do processo de importação, sendo possível rastrear a mercadoria, geralmente por via marítima”, esclarece Vitor Carvalho.

O analista contábil da Metachem também salienta que a empresa já trocou de tecnologia várias vezes e agora, em parceria com a ABC71, adotou uma estratégia diferente no processo de implantação. “Estamos envolvendo pessoas-chaves de todos os departamentos que serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos. Esse compartilhamento gera um engajamento altamente positivo em toda a equipe que resultará no sucesso da implantação”, prevê.

O consultor da ABC71, Cesar Costa, concorda com a afirmação e acrescenta que essa é a forma mais eficiente de realizar uma implantação. “A metodologia da ABC71 preconiza a documentação e a descentralização. Tudo que é escrito, documentado, não se perde. O conhecimento fica registrado facilitando o acesso”, afirma.

“A Metachem procurou crescer de forma sustentada, baseada em recursos próprios sem colocar em risco a saúde financeira, o nome, os princípios éticos e a identidade das empresas parceiras. Orgulhamo-nos de ter investido sempre na preocupação de valorizar o recurso humano e nossos clientes”, resume Carvalho.