Metachem implanta ERP Omega da ABC71 , automatiza processos e aumenta produtividade da equipe

Metachem implanta ERP Omega da ABC71 , automatiza processos e aumenta produtividade da equipe

Com seis meses de utilização do ERP Omega, da ABC71, a Metachem – empresa nacional especializada na representação e distribuição de produtos químicos, com mais de 300 itens voltados para as indústrias Química, Alimentícia, Farmacêutica, entre outros – já consegue obter mais eficiência nos processos de trabalho. De acordo com o analista contábil, Vitor Carvalho, um dos responsáveis pela implantação do sistema, algumas atividades da empresa se tornaram mais ágeis, o que aumentou a produtividade do trabalho.

“Posso dizer que o fechamento contábil está bem mais rápido, assim como a apuração de impostos. Hoje, as rotinas são totalmente automatizadas, o que contribuiu para a diminuição do trabalho manual. O envolvimento dos nossos profissionais aumentou e, consequentemente, a produtividade também cresceu”, afirma o analista.

Por ser uma empresa que atua com importação e exportação de produtos químicos, a Metachem tem a necessidade de estar atualizada com a legislação brasileira, e o ERP Omega também está contribuindo para atender essa demanda. “As exigências fiscais e legais são intensas e precisamos ser ágeis para estar em dia com as nossas obrigações”, diz Carvalho.

Antes, segundo o analista, a empresa tinha algumas dificuldades em seu dia a dia, pois possuía sistemas independentes, que não se conversavam. “Era muito complicado para compilar as informações. Nosso trabalho era manual, o que ocasionava alguns erros, além de demora em atingir os resultados esperados”, avalia Carvalho.

O projeto na Metachem foi programado em etapas, e conta com todos os módulos do sistema, incluindo as áreas Fiscal e Contábil, Industrial e Comercial, além de Administrativo e Financeiro.

“Foi um processo tranquilo e contamos com total parceria dos consultores da ABC71. Fizemos um trabalho de envolvimento junto aos nossos colaboradores e isso contribuiu para o resultado positivo que estamos obtendo”, aponta Carvalho. “Esperamos que a parceria com a ABC71 seja duradoura, sempre com muito respeito e trabalho em conjunto”, diz o analista.

Para o coordenador de projetos da ABC71, Marcos Roque, a troca de experiência entre as empresas, a dedicação e o profissionalismo de todos os envolvidos foram pontos essenciais para garantir um projeto de qualidade.

Agora, a expetativa da Metachem é aperfeiçoar cada vez mais os processos de trabalho, facilitando as atividades internas, além de obter dados confiáveis para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva. A empresa deve iniciar também a implantação do módulo de BI (Business Intelligence). “Queremos ampliar a gama de informação para análise e, assim, ter o melhor posicionamento no mercado”, conclui Carvalho.