Solução de metrologia desburocratiza processos de certificação na Comprehense

Solução de metrologia desburocratiza processos de certificação na Comprehense

A Comprehense Engenharia Clínica, uma das empresas pioneiras na área a se instalar em São Paulo, acaba de implantar o módulo de Metrologia do sistema de gestão ERP Pronto, desenvolvido pela ABC71. A solução de Metrologia da ABC71 tem por objetivo desburocratizar a realização das calibrações e foi especialmente desenhada para atender laboratórios que buscam maior eficiência e agilidade nesses processos.

“Percebemos que esse era um mercado carente de um produto facilitador de suas rotinas. Entre os maiores benefícios do Metrologia está a flexibilidade e agilidade em se obter e compartilhar informações. Como a solução é web, ou seja, o acesso ao sistema é realizado por meio da internet, sem a necessidade de comprar equipamentos, software ou licenças de uso, as informações podem ser obtidas a qualquer momento. Isso facilita e agiliza o acesso a informação e a tomada de decisão”, observa Marcos Pinheiro, coordenador do projeto na Comprehense.

“Essa modalidade Web em uma solução de Metrologia tem se mostrado muito aderente a esse mercado de laboratórios, que possui demandas bem específicas, pois permite que os resultados e os certificados de calibração sejam lançados no sistema pela internet, podendo ser acessados de qualquer lugar, desta maneira o cliente pode acessar o certificado de forma rápida e fácil. O mesmo se aplica ao metrologista, que pode lançar as calibrações no local onde está prestando o serviço de calibração”, acrescenta Pinheiro. “Até então, no modelo anterior, para obter essas informações, era necessário que o laboratório preparasse um extenso relatório, para só então ser impresso e encaminhado ao cliente. Além da demora, o consumo de recursos era maior. Hoje, as empresas precisam ser eficientes em todos os aspectos da gestão, meio ambiente, consumo energético, etc.”, completa Pinheiro.

O diretor de Qualidade da Comprehense, Reims Eric Andrade, diz que a tecnologia foi adquirida depois de uma longa pesquisa, por um produto que melhor se encaixasse ao perfil da companhia.

“Já havíamos trabalhado com três ferramentas de metrologia que não atendiam plenamente a operação do laboratório, até que chegamos à ABC71 e encontramos um produto que se encaixa no perfil da empresa”, recorda o diretor de Qualidade da Comprehense.

Para Andrade, a implantação do produto representa um passo à frente do mercado na área de calibração. “Hoje um certificado de qualidade impresso consome de mil a duas mil folhas. Com o novo produto será possível eliminar essa etapa, o que deve se traduzir em menor custo e tempo gasto nos processos”, conclui.

Além de desburocratizar o processo de certificação, a ferramenta da ABC71 ainda permite um maior controle do prestador de serviço junto aos seus clientes finais. A tecnologia emite relatórios de alerta gerencial que avisam com antecedência sobre instrumentos que necessitam de manutenção. “É mais um passo à frente para os laboratórios que aderirem ao produto, já que o cliente receberá um aviso sobre quais equipamentos necessitam de manutenção em cada mês, mostrando organização e gerando mais receita para o laboratório”, explica Marco Pinheiro, da ABC71.