Aços Bohler implementa ERP Omega da ABC71 e se adapta ao SPED em tempo hábil

Aços Bohler implementa ERP Omega da ABC71 e se adapta ao SPED em tempo hábil

Empresa ganha mais agilidade no acesso às informações

Durabilidade e resistência são as grandes qualidades que o aço possui. Considerado o metal mais utilizado no nosso cotidiano, o aço oferece, dentre suas qualidades, a polaridade de sua aplicação em vários processos.

Há 125 anos, a Bohler é líder mundial na aplicação de aços especiais e de inovação no setor, e, desde 1948 está presente em todo Brasil. Como empresa inovadora e atuante em seu segmento, a Bohler percebeu a necessidade de atualizar e agilizar ainda mais seus processos internos por meio de um sistema de gestão empresarial.

Em vista a necessidade de se adequar ao novo procedimento da Receita Federal quanto à questão na nota fiscal eletrônica, a Aços Bohler procurava por uma solução ERP concisa e permanente. A grande questão era como implementar o sistema e treinar seus colaboradores em tempo hábil para atender as especificações da Receita Federal. A empresa precisava instalar a ferramenta até abril de 2009, contando com os módulos mais urgentes como contas a pagar, contas a receber, fiscal, estoque e compras.

A empresa decidiu atualizar seu sistema e implantar os módulos do SPED a fim de atender os requisitos da lei e o grande desafio era o prazo. "Em primeiro plano estava o tempo, que era um fator crucial para ambas as empresas e a adequação da infra-estrutura de TI à nova tecnologia, ou seja, precisávamos preparar o ambiente”, informa Celso Atanazio, coordenador de TI e responsável pelo projeto.

Desde o início da implantação do sistema ERP Omega da ABC71, as empresas começaram a correr contra o tempo. “Os treinamentos aconteciam antes dos módulos irem para o ar. Então, houve vezes em que fizemos mais de um treinamento para o mesmo módulo a fim de que houvesse adesão e o devido conhecimento por parte do colaborador”, explica o executivo.

Assim, a Aços Bohler, à tempo, não só implantou os módulos responsáveis pelo SPED mas também, outros módulos do ERP Omega, sistema de gestão desenvolvido pela ABC71. Ambas as ações foram cruciais para a inovação e agilidade de todo o processo operacional da Aços Bohler.

Segundo Atanazio, houve uma grande mudança com o ERP Omega quanto à facilidade de uso da ferramenta e, principalmente, em relação à velocidade de para obter as informações e em relação a integridade dos dados que agora estão acessíveis aos usuários. “Antes, não tínhamos um ambiente gráfico no sistema, portanto, não era tão amigável quanto é hoje”, comenta o coordenador. Para ele, o objetivo é que, após a implementação do módulo contábil, exista, ainda, mais diminuição do retrabalho.

Atualmente, a solução ERP Omega tem correspondido às expectativas da subsidiária, que conta com um sistema mais veloz e maior consistência nos dados.