Sistema da ABC71 assegura qualidade na HI-TEC

Sistema da ABC71 assegura qualidade na HI-TEC

Indústria química encontra no ERP Omega, da ABC71, o sistema adequado para garantir a rastreabilidade de seus produtos

A HI-TEC Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. assegura a qualidade necessária para seus produtos e explora ao máximo as funcionalidades do sistema de gestão da ABC71, o ERP Omega, que integra os departamentos da empresa e operações relacionadas com os módulos administrativo (compras, recebimentos, vendas e faturamento/nota fiscal eletrônica), financeiro (contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e livros fiscais), manufatura (engenharia de produção, controle de produção e estoque), análise gerencial (GCR - Gerador de Consultas e Relatórios), além do módulo de Inspeção de Qualidade.

Com a implantação do ERP Omega, a HI-TEC integrou todos os departamentos da empresa. “Dessa forma, diminuiu a redundância de atividades e aumentou a precisão na obtenção de informações e relatórios", frisa Rita Galastri, gerente de Tecnologia da Informação da HI-TEC. O sistema utilizado anteriormente pela HI-TEC deixava a desejar, pois necessitava de interação manual. Existiam planilhas paralelas e tarefas que precisavam ser refeitas. "Depois da implantação do ERP Omega, em todos os departamentos houve ganho de performance e confiabilidade", diz a gerente de Tecnologia da Informação da HI-TEC. “A implantação do módulo da qualidade possibilitou, por exemplo, total rastreabilidade dos produtos, desde o recebimento da matéria-prima até o pós-venda”, enfatizou.

Cada um dos itens elaborados para a indústria química reúne inúmeras informações que precisam aparecer na inspeção de qualidade e rastreabilidade e a HI-TEC encontrou no módulo Inspeção da Qualidade uma maior aderência para o seu perfil. A identificação precisa permite que todos os produtos sejam localizados. "Nossa necessidade era que todos os dados estivessem dentro do ERP, para atenderem a legislação e que não houvesse a necessidade de acrescentar novas informações a cada operação", afirmou Elizabeth Vicente, gerente da Qualidade da HI-TEC.

Além disso, no Departamento de Compras, o ERP Omega possibilitou melhorias no fluxo e a automação das tarefas, como a importação do XML da NFe (Nota Fiscal Eletrônica). Ocorreu ainda o aprimoramento no processo de comunicação com a Secretaria da Fazenda, que reduziu o tempo de faturamento de notas fiscais, concluiu Fabio Mosca, gerente de Compras da HI-TEC.

ERP na Nuvem

Outra vantagem do sistema de gestão assinalada pela gerente de TI da HI-TEC é a segurança proporcionada pela “cloud computing” (em português, computação nas nuvens). "Com os serviços na nuvem, preços e complexidade de instalação foram atenuados. Além disso, a garantia da segurança dos dados foi um ponto primordial na opção pela nuvem. Provedores de serviços na nuvem estão acostumados e melhor preparados para lidar com ataques ou falhas de segurança", afirma Rita Galastri. Os serviços na nuvem contam com toda uma infraestrutura que inclui servidores e criptografia externos.