Com o ERP Omega da ABC71, Klinger conquista eficiência operacional, análise de performance e mais segurança das informações

Com o ERP Omega da ABC71,  Klinger conquista eficiência operacional, análise de performance e mais segurança das informações

Projeto incluiu implantação de módulos administrativos e industriais

O grupo Richard Klinger, fabricante mundial de vedações para aplicações industriais e automotivas, iniciou a implantação do ERP Omega, da ABC71, em sua unidade industrial localizada em Várzea Paulista (SP). O processo foi dividido em quatro fases: a primeira dos módulos administrativos básicos, que veio seguida dos módulos fiscais e contábeis. A etapa seguinte foi realizada na área industrial, primeiramente na unidade de vedações, e na sequência a unidade de fluídos.

De acordo com o coordenador do projeto na Klinger, Tiago Caetano, a companhia vem obtendo muitos benefícios com a utilização do ERP Omega, o que garante mais agilidade e produtividade no trabalho diário, maior possibilidade na análise dos resultados, além da qualidade e segurança dos dados.

“Eliminamos o retrabalho. Antes, contávamos com vários sistemas e, com isso, a mesma informação precisava ser digitada diversas vezes. A integração entre os departamentos tornou esta ação automática, o que aumentou nossa eficiência”, diz o coordenador. “Outro ponto essencial é a utilização de um banco de dados muito mais seguro, que garante a integridade das informações e, assim, temos confiança nos dados que são repassados. Conseguimos, ainda, maior poder de análise do desempenho da empresa, de forma rápida”, completa.

Na área industrial, a empresa realizou a implantação dos módulos de Engenharia, Controle de Produção e Inspeção de Qualidade. “Nossa maior necessidade era ter um custo mais apurado e analisar o que tinha sido produzido, fazendo comparativos entre matéria-prima, produto acabado e horas trabalhadas”, afirma Caetano. “Hoje, temos todas as informações de forma ágil e com a garantia de que estão coerentes com a realidade”, conclui.

Entre as atividades que podem ser realizadas pelo ERP Omega e que vem ajudando a melhorar a eficiência operacional da empresa, o coordenador destaca a análise dos apontamentos, por meio do filtro que mostra os problemas relacionados à perda de materiais; melhor controle do estoque; e acompanhamento dos processos de qualidade.

Para Caetano, a implantação do ERP Omega foi um excelente investimento para a Klinger. “Conseguimos de forma ágil um ERP de qualidade, que nos atende em todos os aspectos de legislação e outras atividades da nossa empresa”, avalia. Segundo Fernando Abreu, coordenador de projetos da ABC71, o sucesso do projeto se deve especialmente ao comprometimento da equipe da Klinger. “Foi uma dedicação muito grande. Além disso, o conhecimento foi compartilhado por eles de forma exemplar, já que nós realizamos o treinamento de usuários-chave e a Klinger replicou internamente esse aprendizado”, afirma o coordenador. “No processo de implantação de um ERP é fundamental o apoio e envolvimento do cliente”, completa Abreu.

O próximo passo, segundo Caetano, é investir no módulo de Business Intelligence (BI) e outras ferramentas gerenciais. “Queremos evoluir cada vez mais e, para isso, vamos utilizar tecnologias que nos auxilie com números e resultados, procurando sempre melhorar o que temos em mãos”, afirma.