Solução de metrologia da ABC71 é ferramenta indispensável na Dormer Tools

Solução de metrologia da ABC71 é ferramenta indispensável na Dormer Tools

Tecnologia permite à empresa do grupo Sandvik controlar mais de 3.000 equipamentos e obter informações precisas em tempo real



A Dormer Tools – uma empresa do Grupo Sandvik, líder mundial na fabricação de ferramentas (brocas, machos, fresas) de alto desempenho para processos de usinagem, presente no mercado há 150 anos, utiliza a solução de Metrologia da ABC71 para gerenciar e controlar todos os equipamentos que compõem o processo industrial, garantindo confiabilidade a tudo que é produzido pela empresa.

“Sem a tecnologia seria impossível ter o controle total de tudo o que acontece com os equipamentos. A Solução de Metrologia da ABC71 é de fácil operação e permite ainda obter relatórios gerenciais de forma ágil, bem como todo o histórico de rastreabilidade de calibração dos instrumentos quando necessário”, afirma José Antonio Cabral Vieira, técnico metrologista da Dormer Tools.

Esses benefícios apontados por Vieira, aliados a outras vantagens, são essenciais para que a empresa se mantenha competitiva no mercado e ainda garanta atuar dentro dos padrões das normas internacionais de qualidade como a ISO 9000, ISO 14000 e ISO 18000, já conquistadas pela Dormer Tools. “Com a globalização, os padrões e normas de qualidade se tornaram fundamentais para a sobrevivência e continuidade das empresas no mercado, uma vez que assegura a confiabilidade dos processos e dos produtos acabados”, comenta Vieira.

O responsável pelo Departamento de Metrologia da Dormer Tools explica ainda que os recursos que a solução de Metrologia da ABC71 possibilita vários ganhos. Ele cita, por exemplo, a redução de custos, a diminuição de paradas do processo que podem comprometer o resultado final, sobretudo em períodos de auditorias, a prevenção de falhas dos equipamentos ocasionados pelo desgaste e realizar manutenções preventivas. “O software permite facilmente localizar um intrumento ou ainda obter um histórico de desvios, reparos, intervenções e uma infinidade de ckeck-lists obrigatórios em procedimentos de auditoria. Sem esses dados em mãos, obtido em tempo real, seria impossível realizar nossa atividade”, resume Vieira.

Para Tiago de Siqueira Souza, consultor de soluções em TI da ABC71 e especialista na implantação de sistemas de Metrologia, a calibração de componentes e equipamentos além de aumentar a produtividade das organizações, reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima. “Atualmente, um processo de calibração bem controlado gera um valor agregado muito grande para as companhias, servindo de diferencial competitivo e tecnológico”, diz Souza.