Bras Sulamericana adquire solução de código de barras da ABC71

Bras Sulamericana adquire solução de código de barras da ABC71

Fabricante de equipamentos para bebidas se beneficia das vantagens que a nova tecnologia, voltada para a cadeia logística, oferece



Facilidade de uso, maior controle dos estoques e agilidade na conferência de dados. Foram esses os três principais fatores que fizeram com que a Bras Sulamericana – fabricante de equipamentos para bebidas – optasse por investir na solução de Código de Barras da ABC71, assim que o anúncio do lançamento da ferramenta foi divulgado ao mercado no final de 2011. A solução, lançada pela ABC71 em parceria com a TWx especializada no desenvolvimento de softwares para a cadeia logística utiliza a tecnologia já consagrada no mercado, a Autolog Starter, integrada ao ERP Omega.

Desenvolvida com o objetivo de auxiliar as empresas no controle de seus estoques e nas operações de recebimento, produção, expedição e movimentação interna, a solução de Código de Barras da ABC71 está em fase de implantação na Bras Sulamericana. Plínio Costa, controller da empresa, comenta alguns resultados: “Em pouco tempo percebemos ganhos na agilidade do recebimento de materiais, reduzindo o tempo de conferência dos pedidos de compra e também na separação dos pedidos de venda e na expedição das notas fiscais de venda”.

De acordo com o controller da Bras Sulamericana, a solução de Código de Barras da ABC71 permite emitir uma pré-nota fiscal dos equipamentos que são produzidos pela empresa ou das peças de reposição dos mesmos, que após uma conferência e validação de dados, dá origem a uma etiqueta com código de barras, que é fixada em cada caixa de embarque expedida pela empresa e posteriormente é utilizada para a checagem no momento do embarque no caminhão da transportadora. “No caso do nosso processo de expedição, as etiquetas geradas apresentam todos os dados importantes para posterior conferência e rastreamento, como nome da transportadora, número da Nota Fiscal, peso líquido, peso bruto e o no do volume atribuído a cada caixa. Este processo aumenta nossa produtividade, elimina as falhas na separação dos produtos e emissão das Notas Fiscais e mantém nosso controle de estoque em tempo real”, comenta Plinio Costa, ao ressaltar que o investimento na ferramenta se fazia necessário há algum tempo.

“Precisávamos de uma ferramenta que permitisse a integração com nosso sistema de gestão e a solução Código de Barras da ABC71 veio preencher essa lacuna”, diz Costa. O executivo também destaca a questão de pós-venda e a importância da qualidade do atendimento ao cliente nos momentos mais críticos. “O suporte técnico ágil e eficiente oferecido pela equipe de consultores da ABC71 nos dá a segurança necessária para investir em mais um produto da empresa”, avalia.

Para Ricardo Miura, diretor de projetos da TWx: “Certamente nossos clientes estão adquirindo o que há de mais moderno e eficiente para garantir uma melhor rastreabilidade de todos os processos envolvidos na cadeia logística e como as informações coletadas pelo código de barras são integradas e em tempo real, é possível aumentar a produtividade em até 20% no processo de recebimento de mercadorias nos CDs (Centro de Distribuição) e em até 30% na separação dos pedidos”.

Além disso, Miura explica que a solução é escalável, o que possibilita evoluções para processos mais complexos, utilizando outras tecnologias como RFID, coletores de dados por rádiofrequência e comandos por voz, chegando a uma solução completa de WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém.