Solução de metrologia da ABC71 é escolhida pela Continental para gerenciar seus equipamentos

Solução de metrologia da ABC71 é escolhida pela Continental para gerenciar seus equipamentos

Possibilidade de incluir as incertezas definidas pelo cliente foi o fator determinante para sua aquisição pela multinacional



A Continental, empresa alemã de manufatura automotiva, é uma das quatro principais fabricantes de pneus do mundo e chegou ao final do ano de 2006 com uma produção de 106,3 milhões de unidades para carros de passeio, e 6,9 milhões de pneus de carga. Isso a fez ocupar a liderança no mercado alemão e o segundo lugar entre os pneus mais comercializados na Europa. Em 1997, a empresa chegou ao Brasil.

Há dois anos a unidade fabril da Continental, no município de Camaçari, Bahia, escolheu o software Metrologia, da ABC71, para gerenciar todos os equipamentos e dispositivos de medições da planta. Antes este trabalho era feito por um software desenvolvido pelo Inspetor de Metrologia, Fábio Conceição, porém, o sistema ficou sem eficiência com o aumento de equipamentos da fábrica – atualmente cerca de 6 mil. “Sua atuação ficou lenta e pesada e demandava rotina de backup constante. Com o programa da ABC71 o gerenciamento melhorou muito, pois ele trabalha em plataforma mais leve”, explica Conceição.

O software Metrologia da ABC71 é especializado em gerenciamento e calibração de instrumentos, para aplicação no laboratório das indústrias onde são feitas as calibrações (internas ou externas) e o gerenciamento dos equipamentos. O sistema também pode ser aplicado nos próprios laboratórios dos fornecedores de serviços de calibração.

Com o software Metrologia é possível evitar calibrações desnecessárias com base em estudos estatísticos, sem comprometer a qualidade. Além disso, o software Metrologia da ABC71 faz previsões de custos com calibração, com ajustes e com a reposição dos equipamentos.

“Hoje, o calendário de calibração dos equipamentos da área fabril, que estão a vencer, é muito mais efetivo”, comenta Conceição.

Uma grande vantagem do programa da ABC71 é que ele permite editar e formular as incertezas. “Um dos parâmetros que nos fez escolher o sistema Metrologia da ABC71 foi exatamente o fato de poder inserir as próprias incertezas definidas pela nossa operação. Os outros programas não permitem isso, o que nos impede de saber o que existe por trás do software”, enfatiza o inspetor de metrologia da Continental.

Segundo Conceição, ao utilizar a solução da ABC71, a empresa ganhou praticidade e segurança nos dados existentes.