Fama ovos recorre à solução da ABC71 para suprir as necessidades surgidas com o crescimento da demanda

Fama ovos recorre à solução da ABC71 para suprir as necessidades surgidas com o crescimento da demanda

Com o ERP Omega, a empresa conseguiu regular com precisão os estoques e manter sob Controle todas as etapas produtivas, evitando problemas surgidos com o crescimento da demanda

A Fama Ovos é uma empresa do ramo alimentício que produz derivados de ovos pasteurizados e gordura vegetal hidrogenada. Mensalmente são processados cerca de 62 mil caixas de ovos, que entrarão na formulação de bolos, pães, massas, doces, sorvetes, maioneses, achocolatados, nutrição esportiva, bebidas, pet food e até cosméticos.

Um processo que exige muita atenção e cuidado em todas as etapas, desde a chegada da matéria prima até análise microbiológica do produto final. Um pequeno erro no controle de qualidade ou no estoque e podem ir por terra não só todo o trabalho como a confiança na marca.

Nos últimos cinco anos, a demanda por esses produtos cresceu muito e de forma acelerada. E o que é, para qualquer indústria, uma boa notícia, também se tornou uma provável fonte de problemas. A Fama Ovos optou pela contratação de um ERP, quando já não havia mais por onde correr. Roberto Petri, gerente de TI da empresa, brinca: “foi quando eu não aguentava mais!”. O executivo se refere às dificuldades que começaram a ter com a utilização de Sistemas de Gerenciamento feitos na própria empresa, que não conseguiam acompanhar as exigências legais e a demanda de informações crescente, pondo em risco todas as etapas de produção e gestão da empresa. Então encontraram a ABC71.

Depois de consultar cinco empresas, a Fama Ovos optou pela implantação, há três anos, do ERP Omega. A escolha da solução da ABC71 foi feita por entenderem que era um sistema que, mesmo atendendo a todos os setores da empresa, era mais simples que os oferecidos pelas concorrentes, tanto na implementação quanto na utilização. “O ERP Omega é um sistema enxuto, que atende a toda a demanda com simplicidade e facilidade”, diz Petri.

Por decisão da Fama Ovos a implantação foi feita em fases, sendo que a primeira etapa foi realizada em quatro meses. Utilizada por 60 funcionários da empresa, atualmente, a solução da ABC71 cobre todos os setores da Fama Ovos: da gestão financeira ao processo industrial.

A empresa passou a dispor de informações gerenciais que não eram notadas antes e, sobretudo, a ter um melhor controle do estoque, que era o seu calcanhar de Aquiles. Além de lidar essencialmente com produtos perecíveis, a Fama Ovos também produz derivados da soja que, por ser uma commodity, é comprada com pagamentos à vista. Manter os estoques na medida certa, sem gastos excessivos e perda de produtos ao mesmo tempo que atenda adequadamente à demanda, não era tarefa das mais fáceis. Esse controle era feito de forma manual, com planilhas. “Não havia total confiabilidade nas informações”, explica Petri. Com o ERP Omega esse controle passou a ser muito mais rigoroso e 100% confiável.

Além de todos esses benefícios, a empresa aponta outro fator positivo: o suporte técnico. Quando algum empresário solicita a ele referências para a contratação de um sistema gestor, ele sugere o uso do ERP Omega alegando que outras empresas costumam terceirizar esse serviço e, nem sempre as pessoas contatadas têm intimidade real com o produto. Já na ABC71, “o pessoal domina muito bem o sistema”, finaliza o gestor.